Como montar um aquário plantado passo a passo (completo)
Vamos aprender como montar um aquário plantado passo a passo. Para isso precisamos antes de tudo entender a diferença entre um aquário com plantas e um aquário plantado.
Um aquário plantado é aquele em que o propósito consiste na harmonia da paisagem por meio da criação bem sucedida das plantas aquáticas ornamentais. Os peixes não são o centro da atenção neste tipo de paisagismo, e sua montagem costuma ser um retrato da natureza. Por essa razão é um dos mais desejados e atraentes, e são um pouco mais exigentes de cuidados do que outros aquários comuns, necessitando de equipamentos e produtos adequados em sua manutenção. O aquapaisagismo é o hobby que tem este propósito, de criar verdadeiros jardins submersos em um aquário plantado.
Aquários com plantas, também chamados de aquários pouco exigentes ou aquários low tech, não necessitam de tantas tecnologias como o aquário plantado. O principal deles é a não necessidade da utilização de gás carbônico, o CO2. Algumas vezes o aquarista também não se utiliza de substrato fértil e sua iluminação é moderada. Aqui é o foco são os peixes, e deve-se escolher com atenção quais serão as plantas na montagem para que sobrevivam neste tipo de ambiente.
Nesta publicação não focaremos em aquários low tech, e sim em como montar um aquário plantado completo, ideal para os que pretendem cultivar gramas e carpetes, ou ainda realizar o plantio de espécies vermelhas.
Entendidas estas diferenças, vamos descrever passo a passo os materiais que você vai precisar para montar o seu aquário plantado completo. Você vai precisar para a montagem:
(1) Tanque de aquário
No mercado do hobby é possível encontrar diversos tamanhos de tanque de aquário, bem como feito de vidro ou de acrílico. Aquaristas inexperientes costumam querer começar logo com algo muito grande, o que depois acaba sendo muito custoso por conta da iluminação e CO2 por exemplo.
Em relação ao tamanho, procure não escolher nada maior que 50 cm de altura, e o que já seria muito, especialmente se você for colocar plantas baixas como carpetes. O ideal é algo em torno dos 40 a 45 cm de altura.
Já quanto ao material do aquário, é recomendado o uso do tanque de acrílico. Aquaristas iniciantes costumam achar caro se comparado ao vidro, entretanto eles são dez vezes mais resistentes ao impacto quando comparados ao vidro, podendo quase ser chamado de inquebrável. Além de resistente à luz do sol, o acrílico isola melhor a temperatura, evitando portanto, muito mais as variações de ambiente dentro do aquário plantado. É um investimento que dura em média uma geração.
Outros fatores que determina a escolha pelo tanque de acrílico ao invés do vidro são:
A resistência à luz do sol permite uma vida longa ao acrílico, de aproximadamente 20 a 30 anos;
Dificilmente quebra, porém se quebrar, é muito difícil que o acrílico provoque ferimentos em pessoas, com cacos e estilhaços. Aqui se você tem filhos pequenos, sem dúvida o acrílico é a melhor opção;
O acrílico possui mais transparência que o vidro, com até 92% de transmitância luminosa (vidro somente 84%);
O acrílico isola 20% melhor a temperatura, evitando assim que você tenha maiores gastos com aquecedores mais potentes entre outros produtos para manter o ambiente do aquário estabilizado;
Se porventura o aquário arranhar, você pode polir o acrílico e ele voltará à sua aparência inicial. Já o vidro se rachar, só comprando outro, ou você poderá ter estilhaços de cacos pela sala, além de comprometer a segurança das pessoas ao redor, e fazer você ter que desmontar o aquário.
Encontre tanques de aquário de acrílico aqui: https://aquaplantados.com.br/tanques-de-aquario-para-plantados
(2) Iluminação
(3) Aquecedor ou termostato
(4) Gás carbônico (CO2)
(5) Filtro ou bomba de água
(6) Mídia filtrante
Em seguida, temos os materiais necessários à criação do hardscape, que seriam os itens indispensáveis para que você consiga montar o paisagismo do seu aquário plantado, sendo:
(7) Substrato fértil
(8) Camada inerte ou isolante
(9) Fertilizantes
(10) Peças decorativas (como troncos e rochas)
(11) Acessórios de plantio (tesouras, pinças e espátulas)
(12) Plantas de aquário escolhidas para o layout
Neste artigo procuramos explicar de maneira bem completa como montar um aquário plantado passo a passo. Temos outras publicações que também ensinam como montar um aquário plantado low tech (pouco exigente), ou como montar um aquário de água salgada.
Se você gostou, compartilhe com seus amigos para que possamos continuar aprimorando e lhe trazendo mais conteúdo adequado no ramo de aquarismo.
Um abraço!
Deixe seu comentário